O tremor foi registado às 5h11 locais (21h11 TMG de domingo) no condado de Lazi da cidade de Xigaze, com o epicentro a uma profundidade de dez quilómetros, segundo o Centro de Redes Sismológicas da China.
Equipas de bombeiros e de salvamento do condado afetado já se deslocaram para a zona do epicentro, onde o tremor foi fortemente sentido, segundo agências locais, citadas pela agência noticiosa oficial Xinhua.
As mesmas fontes acrescentaram que estão a recolher informações sobre possíveis deslizamentos de terras e feridos.
O Tibete e outras zonas do oeste da China são frequentemente palco de sismos, devido à proximidade do ponto de fricção da placa tectónica asiático-indiana, porém, em razão da baixa densidade populacional da região, os sismos ocorrem frequentemente em zonas pouco povoadas.
#EXCLUSIVE VERY ABNORMAL MAGNITUDO 5.9 EARTHQUAKE HITS TINGRI, SHIGATSE, TIBET PROVINCE, CHINA
— Agraprana Pahlawan - WWIII ALERT (@skynewsagra) May 12, 2025
Monday early morning, 12th May 2025 - Part 2#IndiaPakistanTensions #IndiaPakistan #IndiaPakistanWar #OperationSindoor #IndianNavy #IndianNavyAction #OperationSindhoor… https://t.co/TAOS9DLvMh pic.twitter.com/2gJsCmXn6x
Ainda assim, no passado dia 07 de janeiro, um terramoto de magnitude 6,8 na região tibetana, com epicentro no condado de Tingri, perto do campo base norte do Evereste, matou 126 pessoas, feriu mais de 200 e provocou o desmoronamento de centenas de casas e infraestruturas.
Leia Também: Sismo de magnitude 4,1 registado no Tennessee. Veja as imagens