Em declarações à Lusa, Vasco Morgado, presidente desta junta, disse hoje que o alerta foi publicado na segunda-feira nas redes sociais da autarquia como medida de prevenção, na sequência do apagão elétrico, mas por saber que nestas situações é comum haver cidadãos que se aproveitam dos mais vulneráveis.
"Começámos logo por dizer que não abrissem as portas, porque sabemos que nestas alturas há sempre aqueles que são mais 'espertos' do que os outros. E, efetivamente, hoje de manhã, já andavam dois senhores na rua a dizer que eram da EDP. E não eram. A minha equipa correu atrás deles e desapareceram", contou o autarca.
Vasco Morgado salientou que o alerta surgiu porque sempre que há uma situação com alguma variação em relação à normalidade é comum acontecerem situações de tentativa de burla, numa freguesia onde vivem muitos idosos, 80 dos quais são acompanhados pelos serviços da junta.
"Houve uma altura em que eram os limpa-chaminés, depois passámos para os senhores do gás. Se hoje, por exemplo, houver uma falha no gás na freguesia, amanhã já teremos falsos funcionários a dizerem que são do gás para tentarem burlar. Nós ligamos para as empresas das infraestruturas e dizem-nos sempre que não andam nas ruas de casa em casa e apenas vão a pedido dos clientes", sublinhou.
Também a E-Redes alertou hoje para eventuais burlas na sequência do apagão de segunda-feira, sublinhando que não é necessária intervenção nos contadores de eletricidade, nem é cobrado diretamente aos clientes qualquer valor quando são feitas estas deslocações.
O operador salientou ainda que, caso seja necessária a deslocação de técnicos junto do contador de eletricidade, haverá uma comunicação prévia ao cliente via canais oficiais.
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11:30, Portugal e Espanha, continuando sem ter explicação por parte das autoridades.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do "apagão".
O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu hoje de manhã que o serviço está totalmente reposto e normalizado.
Leia Também: AO MINUTO: Executivo cria comissão independente; "Apagão no Governo"