O prazo para a limpeza dos terrenos foi alargado, pelo Governo, até 31 de maio. No entanto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deixar alguns conselhos por forma a "evitar perigos" e "evitar coimas".
Através de uma publicação nas suas redes sociais, a GNR explicou, passo a passo, o que é necessário fazer, explicando que, para já, "estamos na fase de sensibilização" e que, por isso, ainda "não há infrações".
A força de segurança tem procurado sinalizar "os terrenos que poderão estar em infração" e sublinha que "as infrações (e as coimas) só se verificam após o prazo estabelecido pelo despacho ministerial" que foi prorrogado até ao dia 31 de maio.
A GNR dá ainda conta que, "só este ano, já foram sinalizados 10.415 terrenos que, mantendo-se assim, vão estar em infração às normas de gestão de combustíveis".
"Lembre-se: a prevenção começa em si. Limpe os seus terrenos. Denuncie os incumprimentos", lê-se na publicação.
De recordar que a decisão de alargar o prazo teve por base as "condições meteorológicas" das últimas semanas.
"O Governo decidiu alterar o termo do prazo para a realização dos trabalhos de gestão de combustível na rede secundária de faixas de gestão, fixando-o agora em 31 de maio de 2025", lê-se num comunicado divulgado no site do Executivo na quarta-feira.
Leia Também: Limpeza de terrenos prolongada até 31 de maio. Sinalizadas 988 freguesias