A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa deteve, na terça-feira, na freguesia de Santa Maria Maior, o segundo suspeito responsável por um dos dois assaltos captados pela câmara de um TVDE, que aconteceram com minutos de diferença.
A detenção deste homem, de 35 anos, é o culminar das investigações que a polícia estava a fazer desde os assaltos de sábado.
Nessa noite, o suspeito roubou um telemóvel, por esticão, a um turista no Poço do Borratém, provocando também a queda da vítima enquanto o perseguia, para recuperar o aparelho.
O momento dos dois assaltos, que foi gravado por uma viatura TVDE, de modelo Tesla, tornou-se viral nas redes sociais e mostrou-se importante para as diligências dos investigadores que levaram agora à "identificação e localização do autor do roubo".
Como se assalta no Martim Moniz
— Leonor (@LeonortheQueen) May 10, 2025
As pessoas que pararam para ajudar o senhor que foi assaltado , também são assaltadas ! 🤬
Este povo que vota sempre no mesmo não têm noção real do que se passa nas ruas em Portugal , até passarem pelo mesmo
Por mim
Chega! pic.twitter.com/FQ5lWUvxhe
De acordo com a nota da polícia, este segundo detido é também autor de uma tentativa de roubo, registada no dia 1 de abril, na Avenida Almirante Reis. Deu um "soco a um homem para lhe roubar o telemóvel", mas não conseguiu porque a vítima fugiu e alertou as autoridades.
Como tem um histórico recente de furtos e roubos, o detido ficou em prisão preventiva depois do primeiro interrogatório judicial.
Na mesma nota, a PSP sublinha que a "prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias".
Leia Também: Foi TVDE que captou assaltos com minutos de diferença em Lisboa