"Parabéns ao primeiro-ministro Mark Carney pela sua vitória eleitoral. O Canadá é um membro valioso da NATO", escreveu Rutte nas redes sociais.
O secretário-geral da NATO expressou ainda o seu desejo de trabalhar com Carney "para construir uma Aliança ainda mais forte e justa, investindo mais na defesa e aumentando a produção industrial", para que a organização assegura a segurança dos seus membros.
De acordo com as projeções, o Partido Liberal do primeiro-ministro Mark Carney terá vencido na segunda-feira as eleições legislativas do Canadá, embora, após horas de contagem de votos, seja cada vez mais claro que terão de governar em minoria.
Carney -- que já compareceu perante os apoiantes do Partido Liberal, em Otava, para celebrar a vitória - prometeu governar "com todos os partidos, todos os territórios e com a sociedade civil", acrescentando que tenciona negociar uma nova relação bilateral com o Presidente dos EUA, Donald Trump.
Quando Carney fez o seu discurso - quase cinco horas depois do fecho das urnas nas províncias de Ontário e do Quebeque, onde o resultado é sempre decidido pela acumulação de população e de lugares --- as projeções eleitorais davam ao Partido Liberal 167 lugares (a maioria absoluta é de 172), contra 145 para o Partido Conservador.
Leia Também: Costa, Von der Leyen e Metsola felicitam Carney por vitória nas eleições do Canadá