A Red Eléctrica descartou, esta manhã, a hipótese de o apagão que apanhou a Península Ibérica desprevenida, ter sido provocada por um ciberataque.
Eduardo Prieto responsável da REE disse em entrevista que estão a aguardar informações do sector que lhes permitam ter uma visão completa dos dados, contudo explicou que a empresa descartou até agora um ataque cibernético à rede eléctrica.
"Contámos com a colaboração da Incibe e podemos concluir que não houve qualquer intrusão na rede eléctrica", disse, citado pelo ABC.
O mesmo responsável informou que o problema poderá ter origem na zona sudoeste do país e apontou que o mesmo poderá estar relacionado com centrais solares.
Eduardo Prieto refere que foram registados dois eventos consecutivos de “desconexão", que ocorreram pelas 12h32 [menos uma hora em Portugal Continental]. O sistema conseguiu recuperar do primeiro destes fenómenos, mas não do segundo, o que acabou por provocar o corte de todo o fornecimento em Espanha e Portugal, refere o El Pais.
O diretor da gestora da rede nacional espanhola acrescentou que "é muito possível que a geração [de eletricidade] afetada possa ser solar", mas sublinhou que todas estas conclusões são preliminares e pediu para serem evitadas especulações sobre a origem do apagão inédito na Península Ibérica.
O sistema de eletricidade de Espanha está hoje normalizado e já superou o primeiro pico de consumo do dia, após o apagão de segunda-feira, disse hoje a empresa.
Todas as subestações no território espanhol voltaram a ter energia durante a noite e hoje de manhã foi restabelecido o abastecimento a 100%, segundo a REE.
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, disse na segunda-feira à noite que não estava descartada nenhuma hipótese para explicar o apagão elétrico na Península Ibérica, um "desaparecimento súbito", em "apenas cinco segundos", de 15 gigawatts de produção.
"Nunca tinha acontecido uma queda a zero do sistema", disse Sánchez, numa declaração ao país em Madrid, após uma reunião do do Conselho Nacional de Segurança de Espanha.
O apagão, que afetou todo o território de Portugal e de Espanha continentais, ocorreu às 11:33 de Lisboa.
[Notícia atualizada às 11h52]
Leia Também: Apagão? "Isto vai repetir-se nos próximos meses", alerta especialista