O pessoal da sala de controlo da NESO registou duas mudanças de frequência inesperadas ao longo de 27 de abril, que afetaram uma central elétrica e uma interligação, noticiou o jornal britânico The Telegraph.
O primeiro evento ocorreu às 02:00 locais (mesma hora em Lisboa) com um corte de energia na central elétrica a gás natural de Keadby 2, em Lincolnshire (nordeste de Inglaterra).
Seguiu-se uma "falha inexplicável" no interconector Viking Link, que liga o Reino Unido à Dinamarca, no final do dia.
Cerca das 18:00 de domingo, o gestor da rede elétrica de Inglaterra, Escócia e País de Gales - sem incluir a Irlanda do Norte - voltou a detetar uma alteração inesperada da frequência por razões ainda não esclarecidas.
Fontes da NESO explicaram à agência de notícias espanhola EFE que estes dois "ativos desligados" da rede elétrica foram resolvidos pelo operador britânico na tarde de domingo.
Os eventos não tiveram consequências, uma vez que não tiveram qualquer impacto no fornecimento e não causaram qualquer perda de eletricidade para os consumidores.
"Como operador de sistema prudente, analisamos todos os eventos e desconexões de geradores na nossa rede como prática normal. Estamos ainda a analisar os acontecimentos operacionais do fim de semana", afirmaram as fontes
Embora o incidente na rede britânica tenha ocorrido um dia antes do apagão em Espanha, Portugal e partes de França, a NESO considerou ser "altamente improvável que estes eventos estejam ligados ou relacionados" com o incidente de segunda-feira.
Sendo uma rede insular, o sistema de eletricidade britânico não funciona nas mesmas condições que o do continente europeu e está, em alguns casos, isolado dos acontecimentos que afetam a rede elétrica europeia em geral.
"A rede de eletricidade britânica não foi afetada pelo incidente no sistema elétrico europeu na segunda-feira. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos colegas na Europa para compreender a causa do incidente no sistema elétrico e oferecer o nosso apoio", acrescentou a NESO.
Desconhecem-se ainda as razões do corte generalizado no abastecimento elétrico que afetou sobretudo Portugal e Espanha na segunda-feira.
Leia Também: Apagão evidenciou "posição vulnerável" do país