Poucos sabem onde o presidente da Rússia, Vladimir Putin, vive e são ainda menos os que têm oportunidade de lá entrar. Contudo, o chefe de Estado russo desvendou um pouco do mistério ao abrir a porta de casa a um jornalista russo, para um documentário sobre a presidência do país.
O documentário completo foi divulgado no domingo, na televisão russa, mas algumas das imagens foram divulgadas nas redes sociais. Mostram um apartamento com espelhos dourados, portas banhadas a ouro, um piano de cauda – que Putin diz raramente conseguir tocar –, ginásio, biblioteca e até uma capela.
É possível ver, numa das salas, um grande retrato do imperador russo Alexandre III, colocado de forma imponente perto de uma mesa, e vários sofás, de cores claras, no centro de uma sala. Putin mostra ainda a biblioteca, forrada a madeira escura, e dois quartos.
Room tour of Putin's apartment: the Russian president showed his Kremlin home for the first time.
— ️Jacob🇷🇺Charite️ Иагов (@jaccocharite) May 2, 2025
He has been living in an apartment in the center of the capital for the past three years. Here Putin received Xi Jinping and talked with him by the fireplace over a cup of tea
1/ pic.twitter.com/kslS3hrEpR
Na entrevista para este documentário, Putin referiu que a Rússia tem forças suficientes para vencer a guerra na Ucrânia sem recorrer a armas nucleares.
Recorde-se que, em março de 2023, numa entrevista para o programa de propaganda política russa "Moscovo. Kremlin. Putin", o ditador afirmou que fez negociações informais com o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, neste apartamento.
"Tenho um apartamento aqui [no Kremlin], onde tenho passado muito tempo ultimamente. Trabalho aqui e passo a noite, muitas vezes, por isso fomos para lá e estivemos sentados, junto à lareira, a beber chá e a falar de tudo com calma", revelou, na altura, Putin.
Leia Também: Ucrânia? Rússia tem "forças suficientes" para vencer sem armas nucleares