Ginásio e portas com ouro: Putin faz visita guiada a uma das suas casas

Vladimir Putin abriu a porta do apartamento privado a um jornalista para um documentário sobre a presidência russa.

Notícia

© Reprodução X/jaccocharite

Notícias ao Minuto
05/05/2025 20:12 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Rússia

Poucos sabem onde o presidente da Rússia, Vladimir Putin, vive e são ainda menos os que têm oportunidade de lá entrar. Contudo, o chefe de Estado russo desvendou um pouco do mistério ao abrir a porta de casa a um jornalista russo, para um documentário sobre a presidência do país.

 

O documentário completo foi divulgado no domingo, na televisão russa, mas algumas das imagens foram divulgadas nas redes sociais. Mostram um apartamento com espelhos dourados, portas banhadas a ouro, um piano de cauda – que Putin diz raramente conseguir tocar –, ginásio, biblioteca e até uma capela.

É possível ver, numa das salas, um grande retrato do imperador russo Alexandre III, colocado de forma imponente perto de uma mesa, e vários sofás, de cores claras, no centro de uma sala. Putin mostra ainda a biblioteca, forrada a madeira escura, e dois quartos.

Na entrevista para este documentário, Putin referiu que a Rússia tem forças suficientes para vencer a guerra na Ucrânia sem recorrer a armas nucleares.

Recorde-se que, em março de 2023, numa entrevista para o programa de propaganda política russa "Moscovo. Kremlin. Putin", o ditador afirmou que fez negociações informais com o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, neste apartamento.

"Tenho um apartamento aqui [no Kremlin], onde tenho passado muito tempo ultimamente. Trabalho aqui e passo a noite, muitas vezes, por isso fomos para lá e estivemos sentados, junto à lareira, a beber chá e a falar de tudo com calma", revelou, na altura, Putin.

Leia Também: Ucrânia? Rússia tem "forças suficientes" para vencer sem armas nucleares

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas