Um eletricista de 33 anos foi detido em Alicante, Espanha, por manipular o quadro elétrico do prédio onde reside para simular um problema e cobrar 50 euros aos vizinhos, um dia após o apagão que afetou Portugal e Espanha.
Segundo o El País, que cita fontes da Polícia Nacional, o caso aconteceu num prédio do bairro de La Florida, pelas 19h30 locais de terça-feira.
Após provocar intencionalmente o corte de eletricidade dos vizinhos, o suspeito resolveu o alegado problema e foi "de porta em porta" pedir 50 euros, dizendo que os fusíveis se tinham queimado e que os tinha mudado para que a eletricidade voltasse.
Quatro vizinhos pagaram o valor com receio de que um novo corte de energia pudesse afetar os alimentos que tinham no frigorífico. Ainda assim, um dos vizinhos decidiu contactar a sua empresa de energia e foi avisado de que poderia estar em causa uma burla.
Outro vizinho confrontou o suspeito, após a mãe lhe ter dito que o havia visto a mexer no contador. Durante a discussão, o eletricista partiu uma janela da entrada do prédio com as mãos e o vizinho decidiu voltar para casa.
O eletricista seguiu-o com a intenção de reclamar o dinheiro pelo trabalho que supostamente tinha realizado e subiu ao primeiro andar para bater na porta onde pensava que o vizinho que o confrontou morava.
No entanto, essa porta não correspondia ao vizinho com quem tinha acabado de discutir, mas sim à casa de uma mulher idosa que vive sozinha com um pequeno cão Yorkshire de 16 anos.
O eletricista bateu repetidamente na porta, enquanto proferia insultos e ameaças de morte. A idosa nunca abriu a porta, mas o animal acabou por se refugiar no terraço e caiu, tendo tido morte imediata.
O suspeito, um cidadão espanhol com antecedentes criminais, foi detido e acusado de um crime de ameaça.
Leia Também: Apagão? Bruxelas rejeita 'culpar' renováveis e saúda resposta de Portugal