Zelensky quer mais pressão sobre Moscovo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou hoje a uma maior pressão sobre Moscovo após os mortíferos ataques russos a Kiev durante a noite, antes da entrada em vigor de um cessar-fogo de três dias ordenado unilateralmente pelo Kremlin.

Notícia

© Roni Rekomaa/Bloomberg via Getty Images

Lusa
07/05/2025 09:42 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Moscovo

 "Só uma pressão consideravelmente maior sobre a Rússia e sanções mais duras podem abrir caminho à diplomacia", afirmou o presidente ucraniano nas redes sociais.

 

Zelensky avançou que a Rússia utilizou um total de quatro mísseis balísticos e 142 'drones', metade dos quais não tripulados Shahed, num ataque à Ucrânia na última noite, ataque no qual "morreram uma mãe e uma criança em Kiev".

"Kiev foi atacada duas vezes. Primeiro com mísseis balísticos, depois de manhã com 'drones'", escreveu Zelensky na rede X.

O presidente ucraniano denunciou que a Rússia também atacou nas últimas horas as regiões de Zaporijia, Donetsk, Jitomir, Kherson, Dnipro e Sumi, onde as forças russas utilizaram pelo menos um míssil balístico e várias bombas aéreas.

Os serviços de salvamento, acrescentou, estão a trabalhar nos locais dos ataques para tratar as vítimas.

"Todas as medidas devem ser tomadas para privar o agressor dos recursos para travar esta guerra, para que se possa alcançar uma paz duradoura", disse Zelensky, agradecendo a todos os países que ajudam a Ucrânia com sistemas de defesa aérea.

Leia Também: Zelensky diz que cessar-fogo com a Rússia é possível a qualquer momento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas