Os enviados adjuntos dos três países responsáveis pela questão nuclear da Coreia do Norte pronunciaram-se durante uma conversa telefónica, logo após o último teste norte-coreano, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, em comunicado.
Os responsáveis dos três países "reafirmaram que os lançamentos da Coreia do Norte violam as resoluções relevantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas" e condenaram veementemente estes últimos testes norte-coreanos.
A Coreia do Norte lançou vários mísseis de curto alcance no mar do Japão, disse o Estado-Maior Conjunto sul-coreano (JCS), que acredita tratar-se de mísseis balísticos.
Os lançamentos foram detetados pelos militares da Coreia do Sul por volta das 08:10 locais (00:10 em Lisboa).
"Em preparação para possíveis lançamentos adicionais, as nossas forças intensificaram as medidas de vigilância e alerta", referiu o JCS.
A Coreia do Sul está a "partilhar estreitamente informações relacionadas com os aparentes mísseis balísticos norte-coreanos com as autoridades dos Estados Unidos e do Japão, mantendo um estado de prontidão total", acrescentou o JCS.
A península da Coreia, no nordeste da Ásia, está dividida entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, que travaram uma guerra entre 1950 e 1953.
Pyongyang e Seul continuam tecnicamente em guerra, dado que nunca assinaram um acordo de paz, embora um armistício tenha permitido cessar os combates.
Leia Também: Índia garante "ter neutralizado" sistemas de defesa aérea do Paquistão