Uma família de emigrantes portugueses perdeu o seu cão e a casa num incêndio em Ironbound, Newark, no estado norte-americano de Nova Jérsia, no passado mês de abril.
A foi confirmada ao jornal Luso-Americano pela família, que contou que o incêndio aconteceu no passado dia 22 de abril e terá tido origem num curto circuito.
Na casa viviam Zacarias Barbosa e Maria Generosa Barbosa, ambos de 70 anos, e os filhos. O casal usa cadeira de rodas por questões de saúde e foi graças a um dos filhos, que se encontrava em casa, que se conseguiu salvar.
"Tive de me arrastar para fora de casa. O nosso filho ajudou-nos bastante e ainda teve de tentar salvar também os nossos quatro cães", disse o homem, em declarações ao jornal, lamentando que um dos animais tenha acabado por morrer.
"Choro muito esse animal, era a minha companhia. Dormia sempre comigo e punha a cabeça sobre a minha perna", lembrou.
Ninguém ficou ferido, mas foram necessários alguns dias de observação no hospital. Além disso, Zacarias perdeu uma prótese da perna direita, que teve de amputar devido à diabetes.
Quase todos os bens se perderam e a casa ficou inabitável, havendo apenas um objeto que permaneceu intacto: uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.
"Ficou totalmente intacta! Há coisas incríveis… a única explicação, para mim, é a fé que nós, como qualquer católico, temos. Foi a Nossa Senhora de Fátima que nos salvou", disse.
A família tem estado numa unidade hoteleira até conseguir um apartamento, enquanto os cães ficaram com amigos. Na plataforma GoFundMe, uma amiga da família criou uma campanha de angariação de fundos para responder às necessidades imediatas da família e, até então, já arrecadou 24 mil dólares de um objetivo de 28 mil.
O casal é natural do distrito de Aveiro.
Leia Também: Autocarros cheios devido a greve geram contestação. Há um detido no Cacém