Numa nota publicada na página da Diocese do Funchal na Internet, Nuno Brás assegura que reza "para que o seu testemunho, as suas palavras, expressões e gestos inspirem esperança e fortaleçam a fé dos cristãos em todo o mundo e seja voz que anuncie a paz e a fraternidade entre todos os povos".
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi hoje eleito Papa pelo colégio cardinalício, ao segundo dia do conclave que se seguiu à morte do Papa Francisco, ocorrida no dia 21 de abril.
O novo Papa, assumiu o nome de Leão XIV, e era até agora Prefeito do Dicastério para os Bispos, desde 12 de abril de 2023.
Considerado um progressista ou reformista, foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 30 de setembro de 2023.
Prevost é conhecido como o "pastor de duas pátrias" devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80.
Essa experiência, segundo a CNN Brasil, conferiu-lhe fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um potencial representante das Américas como um todo.
O tempo que passou à frente do Dicastério para os Bispos é visto como um ponto forte, pois ter-lhe-á dado capacidade de liderança e compreensão global da instituição.
Segundo informações disponíveis, nunca esteve no Santuário de Fátima, local por onde passam muitos dos altos dignitários da Igreja, nomeadamente presidindo às grandes peregrinações aniversárias de maio, agosto e outubro.
É o primeiro Papa norte-americano da história da Igreja Católica.
Leia Também: "Pastor de duas pátrias", afável e o 1.º dos EUA. Quem é o Papa Leão XIV?