A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, criticou a demora de informação da Proteção Civil após a falha da rede enérgica em Portugal que durou mais de 10 horas.
"A dimensão da proteção civil e resiliência das cidades é fundamental, para que pelo menos a informação seja prontamente recebida pelos cidadãos, pois a informação da proteção civil só chegou ao final do dia. Tomemos esta caso como um exemplo do que há ainda fazer e corrigir", escreveu Inês Sousa Real na rede social X (antigo Twitter).
Note-se que, ao final da tarde, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) enviou mensagens através do telemóvel para informar a população de que a ligação de energia está a ser gradual.
"Ligação de energia está a ser gradual. Com a serenidade de todos, garantiremos os serviços essenciais e a normalização da situação nas próximas horas", refere o SMS enviado pela ANEPC.
A dimensão da proteção civil e resiliência das cidades é fundamental., para que pelo menos a informação seja prontamente recebida pelos cidadãos, pois a informação da proteção civil só chegou ao final do dia.
— Inês Sousa Real (@InesSousaReal) April 28, 2025
Tomemos este caso como um exemplo do que há ainda fazer e corrigir.
Leia Também: Proteção Civil envia SMS à população