O líder do PS, Pedro Nuno Santos, já reagiu à declaração de Luís Montenegro após a reunião do Conselho de Ministros.
Para o socialista na segunda-feira, 28 de abril, "tivemos também um apagão no Governo Central".
"Uma ausência de liderança, de orientação, de apoio, quando o país mais precisava. Recordo que o responsável máximo da Proteção Civil é o primeiro-ministro", salientou Pedro Nuno Santos, lembrando que, "durante horas, milhões de pessoas ficaram sem acesso a informação fiável, sem orientações claras, quando o que se esperava era uma resposta célere e eficaz".
Para Pedro Nuno Santos é assim claro que "o Governo falhou". "Falhou na comunicação e falhou, sobretudo, no seu dever de proteger e informar os cidadãos em tempo útil. Faltou uma voz de comando e serenidade. Perante os problemas nos canais informativos era imperativo que a Proteção Civil, sob orientação do Governo, tivesse usado a rádio de hora a hora para ir dando informações e tranquilizando as populações", realçou, numa conferência de imprensa feita a partir da sede do PS, localizada no Largo do Rato, em Lisboa.
"É nas dificuldades que se avalia a verdadeira liderança e ontem não a tivemos. O primeiro-ministro falou ao início da tarde. Falou mas não disse nada de relevante. Nada que fizesse serenar as dúvidas e incertezas das pessoas. Estivemos, aliás, bastante tempo, com notícias falsas e alarmantes a circular, sem que o Governo viesse tranquilizar as populações. Estivemos, aliás, um ministro a validar alguma dessa informação, enquanto a ministra da Administração Interna e a ministra do Ambiente desapareceram", notou o secretário-geral do PS.
Antes de concluir o discurso, Pedro Nuno Santos acusou ainda o Executivo AD de ser "incompetente" na gestão de diversos assuntos.
"As experiências dos últimos meses já mostraram o quão incompetente este Governo é na gestão dos momentos de crise. O que ontem se viveu fez nos lembrar dos incêndios de 2024 e a mais recente crise no INEM. Momentos críticos em que o Governo desapareceu. Por incrível que pareça, depois de vários meses em que vivemos um drama nas urgências obstetrícia, com muitas maternidades fechadas. Em que não ouvimos uma única palavra do primeiro-ministro, ontem à noite, Luís Montenegro entendeu ser boa ideia fazer uma declaração à porta da maternidade Alfredo da Costa. O Governo falha sempre na resposta à crise, nunca falha na propaganda", atirou.
Recorde-se que Luís Montenegro disse, ao início da tarde de hoje, após o Conselho de Ministros, que a resposta ao apagão foi "altamente positiva".
Leia Também: Montenegro diz que resposta ao apagão foi "altamente positiva"