Falta menos de um mês para que Portugal vá a votos, novamente, com as eleições legislativas antecipadas marcadas para 18 de maio. No entanto, e como já vem sendo habitual nos últimos anos, os eleitores que não se podem dirigir à mesa de votos no dia marcado, tem a possibilidade de pedir voto antecipado em mobilidade.
De acordo com o site da secretaria-geral do ministério da Administração Interna (SGMAI), o pedido do voto antecipado em mobilidade pode ser pedido a partir de 4 de maio, devendo ser feito até ao dia 8 de maio, através do portal www.votoantecipado.pt ou por via postal, enviando uma carta para a secretaria-geral do MAI.
Saiba que "todos os eleitores inscritos em território nacional podem votar antecipadamente em mobilidade, no dia 11 de maio, uma semana antes da eleição".
"No dia da votação, o eleitor deverá deslocar-se à mesa de voto escolhida, identificar-se e indicar a freguesia onde está recenseado", lê-se.
Note-se que, para que possa votar antecipadamente, existirão mesas de voto em cada município do Continente e também das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores no dia 11 de maio.
Os eleitores podem escolher o município que quiserem para exercer o direito de voto.
E os eleitores deslocados no estrangeiro?
Quem está deslocado no estrangeiro, inscrito no recenseamento eleitoral português em território nacional, por motivos decorrentes das suas funções profissionais ou em tratamento que os impede de se deslocar a uma mesa de voto no dia da eleição, pode "votar nas representações diplomáticas consulares ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas, previamente definidas pelo ministério dos Negócios Estrangeiros, entre o 12.º e o 10.º dia anteriores ao dia da eleição", segundo o Portal do Eleitor.
Vão poder votar nos dias 6, 7 e 8 de maio.
Como é que votam os presos e os doentes internados?
O prazo para o pedido de voto antecipado para estes eleitores decorreu entre 14 e 28 de abril. No entanto, na segunda-feira (28 de abril), Portugal viveu um corte da energia elétrica a nível nacional, o que provocou vários constrangimentos.
Esta terça-feira, o Governo alargou o prazo, terminando no final do dia de hoje.
Leia Também: Debate entre Montenegro e Pedro Nuno tem (nova) data. É na quarta-feira