O líder do Chega, André Ventura, discursava num púlpito no Centro de Feiras e Exposições de Tavira, no Algarve, para cerca de 400 pessoas, quando, por volta das 21h10, interrompeu o discurso para beber água e levar a mão ao peito. Agachou-se e foi, de imediato, rodeado por vários elementos da equipa de segurança do partido.
Os seguranças retiraram-no do local, em braços, e levaram-no para o exterior do centro de exposições, onde aguardou pela chegada das equipas médicas. Mostrou-se confuso e queixou-se de dores, mas nunca perdeu a consciência.
Pouco depois, foi assistido por duas ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação, que lhe fizeram um eletrocardiograma no local, cujo resultado foi normal e sem registo de alterações, avançou o Observador.
Coube ao líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, dar notícias sobre o estado de saúde de Ventura. Do palco do comício do partido, garantiu que estava "bem" e "consciente".
"Como se aperceberam, o nosso líder teve um problema. Não sabemos ainda avaliar, está em avaliações, foi para o hospital para fazer essa avaliação. Quero-vos tranquilizar e dizer que ele está bem, que está consciente, que esteve a falar connosco e disse-nos uma coisa muito importante: não desistam que vamos ganhar as eleições do próximo dia 18 de maio", afirmou, ouvindo-se, de seguida, palmas e o nome de André Ventura.
Acabou por ser transportado para o Hospital de Faro, onde chegou às 22h40, e passou a noite em "observação", enquanto fez vários exames médicos e aguarda os resultados.
Médico que assistiu Ventura diz que "correu tudo bem"
Após a chegada de André Ventura ao Hospital de Faro, o médico do INEM que o assistiu durante a viagem de ambulância entre Tavira e o Hospital de Faro disse aos jornalistas que "está tudo bem" com o presidente do Chega.
"Está tudo bem com ele neste momento", disse o médico, referindo que "correu tudo bem" e que a resposta da equipa de emergência foi "muito rápida e muito boa".
Por volta das 9h30 desta quarta-feira, o presidente do conselho de administração do Hospital de Faro anunciou, de acordo com a SIC Notícias, o diagnóstico já está fechado e tratou-se de "refluxo esofágico", devendo ter alta ainda antes das 11h00.
Na terça-feira à noite, quando ainda se desconhecia o diagnóstico, o médico Francisco Goiana da Silva, em declarações à SIC Notícias, apontou que tudo indica que poderá ter-se tratado de uma crise hipertensiva, ou seja, "a ocorrência de uma súbita e marcada elevação da pressão arterial", como explica o 'website' da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.
"A sua gravidade relaciona-se sobretudo com a magnitude da elevação tensional e rapidez de instalação, e não tanto com o valor absoluto da tensão", explicam.
"Estou a ser muito bem tratado"
O líder do Chega fez uma publicação logo na manhã de quarta-feira, com uma imagem tirada na cama de hospital, onde dava indicação de que estava a ser "muito bem tratado" e que teria "alta nas próximas horas".
Bom dia pessoal. Estou a ser muito bem tratado no Hospital de Faro e espero ter alta nas próximas horas. Quero agradecer-vos a todos o apoio, a amizade e as orações. Obrigado ️ pic.twitter.com/mmqQDhEc4l
— André Ventura (@AndreCVentura) May 14, 2025
Agenda do Chega cancelada de manhã
A agenda do líder do Chega para esta quarta-feira de manhã foi cancelada devido ao problema de saúde de André Ventura, devendo ser retomada ao final da tarde com uma arruada em Vila Nova de Milfontes, prevista para as 17h00.
A agenda do presidente do Chega tem sido intensificada nos últimos dias, com ações de campanha anunciadas aos jornalistas no próprio dia.
Partidos desejam "rápido restabelecimento" a Ventura
O presidente do PSD, Luís Montenegro, foi o primeiro líder partidário a reagir e desejou "rápido restabelecimento" de André Ventura, esperando que, apesar de se ter sentido mal no evento partidário, não se passe "nada de grave" com a saúde.
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, por sua vez, disse esperar que "recupere rápido".
Já líderes da IL, Rui Rocha, e do CDS, Nuno Melo, desejaram na rede social X rápidas melhoras ao presidente do Chega. O liberal afirmou esperar que "não seja nada de grave" e Nuno Melo, em nome do CDS, desejou "uma rápida recuperação".
[Notícia atualizada às 09h33]
Leia Também: Ventura passa noite no Hospital de Faro em observação