"A educação está igual há 30 anos", lamentou José Cardoso que visitou hoje a sede da Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil Precoce (EMDIIP) em Porto Salvo, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa.
O presidente do PLS, partido criado em março deste ano e que concorre pela primeira vez a eleições, sublinhou que "a sociedade mudou", defendendo uma "educação muito mais [virada] para as competências e muito menos para a memória".
"Nós temos no bolso um aparelho que hoje em dia sabe tudo, portanto, nós temos é que saber potenciar as habilidades que cada um de nós temos, e preparar as pessoas para a mudança, para a sua capacitação, e a escola precisa de ser mudada nesse sentido", acrescentou.
Falando em termos económicos, José Cardoso afirmou que a economia "não pode ser só turismo" e considerou ser necessário investir na indústria e no mar, sendo que este último setor é o "que tem mais valor acrescentado".
"Os salários aumentam quando nós fomos capazes de produzir mais riqueza e, para isso, temos que olhar para a qualidade do PIB", acrescentou José Cardoso.
Durante a visita ao centro da EMDIIP, o candidato contactou com terapeutas e membros da equipa, assim como com um antigo utente.
"Esta visita à EMDIIP permite realçar dois ou três aspectos que temos vindo a falar durante a campanha eleitoral, sendo o primeiro a necessidade de fazer social focado nas pessoas, não um social populista que o PS e o PSD se têm dedicado, mas um social que seja um contrato social entre nós, sociedade, e as pessoas que verdadeiramente precisam de ajuda", afirmou José Cardoso.
O presidente do PLS referiu também a necessidade de descentralizar e usou como exemplo a EMDIIP por ser um projeto local que se adapta às necessidades da comunidade, o que acresce uma potencialidade "porque o território é todo diferente".
A instituição foca-se em atividades como terapia da fala, terapia psicomotora, psicologia, e através da intervenção psicossocial, com crianças com condições especiais, nomeadamente autismo.
Leia Também: Líder do PLS disponível para viabilizar Governo da AD que integre IL