A Auchan Retail Portugal garantiu, esta quinta-feira, que "não está previsto qualquer plano de reestruturação em Portugal que envolva despedimentos", após ter sido noticiado que o grupo ia fechar 25 supermercados em Espanha e suprimir mais de 700 postos de trabalho.
"A Auchan Retail Portugal encontra-se atualmente numa fase de integração de equipas, na sequência da aquisição das lojas Minipreço, um processo que tem decorrido de forma positiva e alinhado com a estratégia de crescimento da empresa em Portugal", indicou a Auchan Portugal ao Notícias ao Minuto, garantindo que "neste momento, não está previsto qualquer plano de reestruturação em Portugal que envolva despedimentos".
A empresa explicou ainda que "cada país onde a Auchan está presente atua de forma autónoma, pelo que a operação em Espanha ou outro país é independente da realidade do mercado português".
O grupo Auchan, que opera em Espanha sob o nome de Alcampo, indicou, num comunicado, que "o setor retalhista está a passar por uma profunda transformação".
Por este motivo, o Auchan decidiu reorganizar as atividades em Espanha através de um plano que responde "às novas tendências de consumo", que "implicará o encerramento de 25 supermercados em dificuldade" e "afetará 710 empregados de um total de 23.300".
De acordo com o retalhista, originário do norte de França, os locais em causa fazem parte de um "lote de 224 supermercados" adquiridos em 2023, que incluía supermercados que "não correspondiam ao seu modelo" ou cuja "localização não era ideal".
Leia Também: Espanha: Auchan fecha 25 'supers' e despede mais de 700 pessoas