A decisão foi tomada depois de terem sido ouvidas fortes explosões em Srinagar e de eletricidade ter sido cortada, cerca de três horas depois de a Índia e o Paquistão terem anunciado um cessar-fogo.
"O que raio aconteceu ao cessar-fogo? Consigo ouvir explosões por todo o Srinagar", escreveu inicialmente o responsável regional, Omar Abdullah, nas redes sociais.
Minutos depois, numa segunda mensagem, Abdullah publicou um vídeo que mostrava disparos terrestres dos sistemas de defesa da zona.
"Isto não é um cessar-fogo. Acabam de ser ativadas as unidades de defesa aérea no centro de Srinagar", acrescentou.
O exército paquistanês não comentou o incidente.
As autoridades indianas também confirmaram ter havido cortes de energia noutras regiões como medida preventiva contra possíveis ataques, incluindo cidades no Rajastão, Gujarat e Punjab, todas na fronteira com o Paquistão.
"Caros cidadãos, devido a relatos de violações do cessar-fogo, vamos permanecer em alerta hoje. Observaremos um apagão se e quando necessário. Aconselho a que todos se preparem para um eventual apagão e que permaneçam em casa", afirmou a autoridade administrativa da cidade de Amritsar, Punjab, em comunicado.
Há menos de três horas, a Índia e o Paquistão anunciaram um cessar-fogo imediato, mediado pelos Estados Unidos, que visava acabar com a escalada de violência iniciada em 22 de abril e que provocou quase 100 mortos.
Leia Também: Ouvidas explosões em Caxemira após cessar-fogo entre Índia e Paquistão