O chanceler alemão, Friedrich Merz, recebeu, esta segunda-feira, o presidente israelita, Isaac Herzog, na Chancelaria Federal, em Berlim.
De acordo com o Times of Israel, não deverão ser feitas declarações públicas. Note-se que esta é a primeira visita oficial que Merz recebe após ter sido eleito chanceler.
"Há 60 anos, as relações entre a Alemanha e Israel são um símbolo da reconciliação e da responsabilidade especial do nosso país para com Israel. Isto inclui tomar medidas decisivas contra o antissemitismo, a existência e a segurança de Israel é o nosso estado", escreveu Friedrich Merz, esta manhã, na rede social X (antigo Twitter).
O presidente israelita irá também ser recebido pelo presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier para um jantar oficial e deverá regressar na manhã de terça-feira a Israel.
Seit nunmehr 60 Jahren stehen die deutsch-israelischen Beziehungen für Versöhnung und die besondere Verantwortung unseres Landes gegenüber Israel. Dazu gehört, dass wir entschlossen gegen Antisemitismus vorgehen. Die Existenz und die Sicherheit Israels sind unsere Staatsräson.
— Bundeskanzler Friedrich Merz (@bundeskanzler) May 12, 2025
O regresso contará com a companhia de Steinmeier que fará um visita de Estado a Israel e irá visitar Kibbutz Be’eri que ficou destruído depois do ataque do Hamas a 7 de outubro de 2023.
New German Chancellor Friedrich Merz greets Israeli President Isaac Herzog at the Chancellery in Berlin.
— Amy Spiro (@AmySpiro) May 12, 2025
Herzog is the first foreign leader to be hosted by Merz, who was only sworn in last week. pic.twitter.com/HZcMIpy7px
Note-se ainda que, esta segunda-feira, será libertado o refém israelo-americano Edan Alexander que se encontra sequestrado pelo Hamas desde 2023.
Leia Também: EUA estão a finalizar "plano de cessar-fogo de 30 dias" na Ucrânia