"Para respeitar este dia de silêncio, vou encerrar a minha conta", anunciou no Facebook.
"A do TikTok já está encerrada (...) e apelo a todos para que façam o mesmo", disse Simion, que tinha mais de 1,5 milhões de seguidores, muito acima dos cerca de 250 mil do seu adversário na segunda volta, Nicusor Dan.
O papel das redes sociais, e em particular da plataforma chinesa TikTok, foi determinante no processo eleitoral destas presidenciais, depois de uma primeira volta, realizada em novembro passado, ter sido anulada pelo Tribunal Constitucional, obrigando à repetição das eleições este mês.
A decisão judicial baseou-se em suspeitas de interferência da Rússia, que teria patrocinado uma campanha maciça 'online' que catapultou a candidatura do até então praticamente desconhecido pró-russo Calin Georgescu, que ganhou essa primeira volta de novembro, mas que foi agora impedido de se recandidatar.
George Simion venceu a primeira volta realizada em 04 de maio, com perto de 41%, quase o dobro do centrista e pró-europeu Nicusor Dan.
As sondagens, nem sempre fiáveis no passado -- não conseguiram antecipar a vitória de Georgescu e atribuíam 30% das intenções de voto na primeira volta a Simion --, colocam os dois candidatos lado a lado para a segunda volta.
George Simion, 38 anos, é líder do partido de extrema-direita Aliança para a União dos Romenos, segunda força política no parlamento. Admirador do Presidente norte-americano, Donald Trump, e crítico da União Europeia (UE), defende o fim da ajuda militar à vizinha Ucrânia, apesar de negar ser apoiante do líder russo, Vladimir Putin.
No polo oposto, o presidente da Câmara de Bucareste, Nicusor Dan, 55 anos, advoga que a Roménia se mantenha no caminho pró-Ocidente, como membro da UE e da NATO -- que tem neste país uma importante missão militar -- e a continuação do apoio a Kiev no contexto da invasão russa.
Na Roménia, o Presidente da República conduz a política externa e de defesa, participa nas cimeiras da União Europeia e da NATO e tem o poder de nomear postos-chave.
Na sexta-feira, Simion repetiu alertas sobre o risco de "fraude maciça", alegações imediatamente rejeitadas pelas autoridades romenas. Nicusor Dan tem advertido que a votação deste domingo vai representar uma decisão pró ou contra o Ocidente.
Segundo o politólogo Sergiu Miscoiu, citado pela agência France-Presse (AFP), "com esta manobra, [Simion] está a tentar apresentar-se como um político que respeita as normas democráticas".
"Na realidade, existem milhares de contas falsas no TikTok e noutras redes que continuam a fazer propaganda sustentada a seu favor", disse à AFP.
Leia Também: Milhares manifestam-se pela UE e contra extrema-direita na Roménia