As duas regiões, que abrangem, respetivamente, doze e dez estados, estão a ser afetadas desde quinta-feira por condições meteorológicas severas que também atingiram o estado de Wisconsin, deixando várias centenas de milhares de consumidores sem energia na região dos Grandes Lagos.
Na sexta-feira, o serviço de meteorologia dos Estados Unidos identificou um tornado na zona de Saint Louis, no estado do Missouri, e alertou os residentes para a possibilidade de severas tempestades e furacões sobre a região da cordilheira dos Apalaches e os estados do Kentucky, Missouri, Arkansas e Ohio, bem como sul de Indiana, sul de Illinois e partes de Tennessee.
As autoridades do Kentucky informaram hoje que o tornado registado ao final de sexta-feira em Laurel County, no sul do estado, causou pelo menos nove mortos.
Num comunicado divulgado nas redes sociais, o gabinete do xerife John Root, o responsável do condado, referiu a existência de feridos graves, sem quantificar, e adiantou que "as buscas por sobreviventes continuam".
Também no estado do Missouri, pelo menos sete pessoas morreram e as autoridades estão a procurar por pessoas que estejam debaixo de escombros, edifício a edifício.
A autarca de Saint Louis, Cara Spencer, confirmou cinco mortos na cidade, estimando em mais de cinco mil as casas danificadas.
Segundo descreve a agência AP, as tempestades ocorridas na tarde de sexta-feira arrancaram telhados e tijolos, rebentaram com janelas e deitaram abaixo árvores e postes de eletricidade.
Simultaneamente, o estado do Texas, situado na região centro-sul, está a ser atingido por uma onda de calor.
Um aviso de calor extremo foi emitido para as cidades de San Antonio e Austin, mas também partes dos estados da Virgínia e da Flórida estão a registar elevadas temperaturas.
Leia Também: Líder do Irão exorta Estados Unidos a abandonarem o Médio Oriente