A campanha eleitoral arrancou este domingo, com o primeiro dia a 'fechar' com o debate dos oito líderes partidários, onde se discutiram vários assuntos, ados quais a imigração, saúde, habitação... e a Spinumviva.
Para além deste debate para fechara noite, o dia foi repleto, de Norte a Sul, com os líderes a começarem a sua campanha para a ida às urnas já no próximo dia 18 - ou 11, para quem quiser votar antecipadamente, já podendo inscrever-se para tal.
Recorde, abaixo, as frases que foram marcado este 1.º dia de campanha:
"O número que a AD e que o Governo tem feito à volta da imigração tem como único objetivo disputar com o Chega, aproximarem-se do Chega porque na realidade não há nenhuma diferença do ponto de vista da política e das notificações para abandono voluntário este ano, têm sido prática ao longo dos últimos anos."
Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS
04-05-2025
"Há um problema com as oposições em Portugal neste momento: é que elas estão muito focadas só em dizer mal do Governo. Eu já fui da oposição, eu às vezes dizia bem do Governo, eu também reconhecia as coisas que o Governo fazia bem."
Luís Montenegro, presidente do PSD
04-05-2025
"A lei é obviamente para cumprir por todos e quando a lei não é cumprida há notificações para abandono voluntário. Em 2019, por exemplo foram mais do que os 4.500 que soubemos agora, desse ponto de vista não há diferença. Desta vez temos um primeiro-ministro que diz que há pessoas que tem de ser expulsas do território nacional, diz isso a sorrir e ainda pede ao Chega para elogiar a sua política."
Pedro Nuno Santos
04-05-2025
"Não há nenhum intuito reformista da esquerda. A esquerda é responsável por ter trazido o país a décadas de estagnação. É hora de termos uma solução de centro-direita verdadeiramente reformista e, para isso, o voto certo é o voto na IL."
Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal
04-05-2025
"Ninguém ganha as eleições antes do dia das eleições e ninguém pode mudar o voto no dia a seguir a 18 de maio. É por isso que vos peço para darem tudo. Temos de continuar este trabalho que valoriza as pessoas."
Luís Montenegro
04-05-2025
"O que é que Luís Montenegro quer com as eleições? Quer uma absolvição e, portanto, quer pôr os eleitores no lugar de juízes. Quer que a gente lhe diga que nada disto tem importância, que isto é tudo normal e é isso que ele nos está a tentar dizer."
Rui Tavares, porta-voz do Livre
04-05-2025
"Podem dizer que somos destrutivos, porque se isso significar destruir, aniquilar toda a corrupção do nosso país, então sim, nós somos destrutivos, nós somos absolutamente destrutivos em Portugal."
André Ventura, presidente do Chega
04-05-2025
"Eu creio que há duas maneiras de perder eleições: uma é com dignidade, falando verdade e defendendo as suas ideias, e depois aceitando o escrutínio democrático dos portugueses. Outra é fazer como os náufragos e agarrar-se à mentira para tentar sobreviver. Isso é o que faz Pedro Nuno Santos."
Rui Rocha
04-05-2025
"Nós sabemos o que eles fizeram quando estavam liderados por Passos Coelho [antigo primeiro-ministro] e tiveram uma crise orçamental na altura, cortam nos salários, cortam nas pensões, cortam nas despesas sociais."
Pedro Nuno Santos
04-05-2025
"Parece que o atual Governo vai mandar para casa 4.500 imigrantes ilegais. Estão cá dois milhões, [e] somente 300 mil trabalham."
Nuno Simões de Melo, cabeça de lista do Chega pelo círculo eleitoral da Guarda
04-05-2025
"Não vale a pena discursos bonitos quando são os mesmos que se recusam a combater a precariedade, os baixos salários, a discriminação salarial de que as mulheres são alvo, a desregulação profunda dos horários."
Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP
04-05-2025
"PS pede mais um voto para depois governar com os votos de PSD. PSD pede mais um voto para depois governar com os votos do PS. O bloco central não se distingue e não nos serve. O que nos serve é a força das soluções e essa é o Bloco de Esquerda."
Catarina Martins, eurodeputada e ex-coordenadora do BE
04-05-2025
"De quem é que os governos do centro, que fizeram a política até hoje, se podem queixar realmente, se não deles próprios, que escancararam as portas à extrema-direita?"
Mariana Mortágua, coordenadora do BE
04-05-2025
"Não precisamos de fazer trocas de galhardetes. Precisamos é de apresentar propostas para melhorar a vida das pessoas: salários, direitos, fim da precariedade, respeito pelos horários."
Paulo Raimundo
04-05-2025
"Nos próximos 15 dias não podemos perder um segundo. Temos de conquistar o máximo de votos possível. Precisamos de uma maioria maior que continue a governar Portugal, a bem de todos, a olhar por todos."
Luís Montenegro
04-05-2025
Leia Também: Entre "trumpização" e imigrantes, o que marcou o 1.º dia da campanha?