Ana Gomes analisou este domingo, no habitual espaço de comentário na SIC Notícias, a greve dos trabalhadores da CP.
Para a antiga eurodeputada, o Executivo AD "esteve particularmente mal" durante a greve e é o principal culpado da mesma.
"Esta é mais uma greve em que há mais um falhanço total de negociar por parte do Governo, é como a greve do INEM, aquela em que, inclusivamente, morreram 11 pessoas", lembrou a socialista, acusado o Executivo de se "demitir" das suas funções.
"O Governo demitiu-se de negociar. Até tem dupla responsabilidade porque também é o Governo que está na origem da greve, porque o Governo invoca ser um Governo de gestão para não cumprir um acordo salarial que tinha acordado com os sindicatos do setor. Portanto, o Governo não só não cumpre o acordo como não negoceia e, por sequência, não assegura serviços mínimos", atirou, recordando Pedro Nuno Santos, que, quando era ministro das Infraestruturas, teve várias greves na CP e "sempre ficaram garantidos os serviços mínimos".
E "a prova", para Ana Gomes, "de que não é preciso mexer na lei da greve, que o primeiro-ministro tentou cavalgar juntamente com os neoliberais da Iniciativa Liberal, é que, entretanto, foram decretados serviços mínimos para esta semana".
Leia Também: A sair de casa? CP ainda com "perturbações" (veja aqui que comboios há)