Britânica de 115 anos torna-se a pessoa mais velha do mundo. Conheça-a

A centenária reside em Surrey, na Inglaterra, e é a mais jovem a ocupar o título de mulher mais velha do mundo nos últimos 12 anos.

Notícia

© Guinness

Notícias ao Minuto
02/05/2025 19:58 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Mundo

Reino Unido

Aos 115 anos e 252 dias, Ethel Caterham passou a ser não só a pessoa mais velha da história do Reino Unido, mas também a mulher e a pessoa mais velha do mundo, na sequência da morte da brasileira Inah Canabarro Lucas.

 

A centenária reside em Surrey, na Inglaterra, e é a mais jovem a ocupar o título de mulher mais velha do mundo nos últimos 12 anos, de acordo com o Guinness.

Ethel nasceu a 21 de agosto de 1909, em Shipton Bellinger, Hampshire, e é a segunda mais nova de oito irmãos. A sua irmã mais velha, Gladys Babilas, alcançou os 104 anos e 78 dias, tendo morrido a 9 de março de 2002.

Como procurava uma aventura, Ethel embarcou numa viagem de três semanas de barco até à Índia, em 1927, quando tinha 18 anos. A idosa trabalhou como ama para uma família britânica, que abraçava tanto as tradições do Reino Unido, como da Índia.

Ethel conheceu o marido, o major Norman Caterham do exército britânico, numa festa, em 1931. O par casou em 1933, na Catedral de Salisbury, onde o homem tinha integrado um coro.

Norman subiu na hierarquia do exército e tornou-se tenente-coronel do Royal Army Pay Corps. O casal viveu em Harnham, antes de o militar ser colocado em Hong Kong e Gibraltar. Durante a estadia em Hong Kong, Ethel voltou a cuidar de crianças e fundou uma creche, que recebia tanto menores britânicos, como locais.

Depois de terem regressado a Surrey, Ethel e Norman tiveram duas filhas, Gem e Anne. Ethel ficou viúva em 1976 e só deixou de conduzir o carro clássico Triumph Dolomite de Norman aos 97 anos.

A idosa também viveu mais do que as filhas. Gem morreu no início dos anos 2000, enquanto Anne sucumbiu a um cancro, em fevereiro de 2020, aos 82 anos. Tem, contudo, três netas e cinco bisnetos.

A centenária tem uma boa saúde e adora passar o tempo sentada ao sol no seu jardim, enquanto ouve os pássaros, ou sentada na sua sala de estar, a ouvir música clássica.

Acredita-se que Ethel é a última pessoa nascida em 1909 que ainda continua viva. É, além disso, a última britânica nascida antes de 1913 e a última súbdita do rei Eduardo VII, o filho mais velho da Rainha Vitória. Também é uma das pessoas mais velhas a ter sobrevivido à Covid-19, que contraiu aos 110 anos, em 2020. Como se não bastasse, Ethel ultrapassou a idade de Charlotte Hughes, a 7 de abril, que era até então a pessoa mais velha do Reino Unido nos últimos 32 anos.

Ethel confessou ao Salisbury Journal que o segredo da sua longevidade é “dizer sim a todas as oportunidades, porque nunca se sabe o que isso nos vai trazer”.

“Tenha uma atitude mental positiva e coma tudo em moderação", disse.

Recorde-se que Inah Canabarro Lucas morreu aos 116 anos e 326 dias, no dia 30 de abril.

Leia Também: Morreu a pessoa mais velha do mundo. Brasileira tinha 116 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas