Papa Leão XIV já está ativo nas 'redes'. Entre paz e citações, que diz?

O chefe da Igreja Católica condenou a violência que marca os dias em várias partes do mundo, afirmando que a Santa Sé está disponível para "ajudar inimigos a encontrarem-se" para que estes falem da paz.

Notícia

© Rocco Spaziani/Archivio Rocco Spaziani/Mondadori Portfolio via Getty Images

Notícias ao Minuto
14/05/2025 19:36 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Papa Leão XIV

Quase uma semana depois da eleição no Vaticano, o Papa Leão XIV está a espalhar a palavra nas redes sociais.

 

Para além da criação de uma página no Instagram, o Sumo Pontífice estreou-se na conta oficial do X (antigo Twitter), esta quarta-feira, rede social que já usava - e onde é conhecido, nomeadamente, até pela resposta ao vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, já este ano e antes da morte de Francisco.

Na rede social X, Leão XIV deu início à sua atividade nesta plataforma, escrevendo: "A paz esteja com todos! Esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor. Gostaria que esta saudação de paz ressoasse nos vossos corações, famílias e entre todos os povos, onde quer que estejam, em todas as nações e em todo o mundo."

Na sua estreia nesta conta oficial, o Papa aproveitou para citar Leão XIII, Papa entre 1878 e 1903, que apontou que "preservação dos ritos orientais é mais importante do que se pensa."

"Acolhamos o apelo para salvaguardar e promover o Oriente cristão, especialmente na diáspora", apontou, deixando um discurso proferido esta quarta-feira.

Numa outra publicação, feita mais tarde, o líder da Igreja Católica escolheu falar sobre a violência, apontando: "Há tanta violência e tantas guerras no nosso mundo! No meio deste horror que deveria provocar a indignação - quando pessoas morrem em nome da conquista militar - está o apelo de Cristo, que repete: 'A paz esteja convosco!'".

Após as críticas, o Papa Leão XIV garantiu que a Santa Sé estava "disposta a ajudar inimigos a encontrarem-se para que se olhem nos olhos e para que se devolva aos homens a dignidade que merecem: a dignidade da paz."

Apelando aos chefes das nações, e sem nomear alguém, escreveu: "Encontremo-nos, dialoguemos, negociemos!"

"A guerra nunca é inevitável. As armas podem e devem calar-se, pois nunca resolvem os problemas, apenas os intensificam. Aqueles que semeiam a paz perdurarão ao longo da história, não aqueles que colhem vítimas. Os outros não são inimigos a odiar, mas seres humanos com quem falar", reforçou.

O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa a 8 de maio, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV, tendo já explicado o porquê desta opção.

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o novo Papa pertence à Ordem de Santo Agostinho e foi prefeito do Dicastério para os Bispos.

Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.

Leia Também: Papa viu o filme 'Conclave' antes de ser eleito. "Sabes como te portar?"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas