O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, afirmou, esta quinta-feira, que o Papa Leão XIV tem "agora a responsabilidade de assumir e prosseguir com o legado e o exemplo do Papa Francisco" e deixou uma "saudação especial aos católicos portugueses".
"Hoje é um dia importante para o mundo — e não apenas para os católicos — com a eleição de Sua Santidade o Papa Leão XIV. Cabe-lhe agora a responsabilidade de assumir e prosseguir com o legado e o exemplo do Papa Francisco", escreveu o socialista na rede social X.
"Dirijo uma saudação especial aos católicos portugueses, que acompanham este momento com fé, sentido de comunidade e esperança renovada", acrescentou.
Pedro Nuno Santos disse ainda desejar que, "num tempo de incerteza e conflito", o novo Papa "possa ser um farol de paz, de diálogo e de dignidade humana", sendo estes "princípios que dizem respeito a crentes e não crentes, e que devem inspirar todo o mundo".
Hoje é um dia importante para o mundo — e não apenas para os católicos — com a eleição de Sua Santidade o Papa Leão XIV. Cabe-lhe agora a responsabilidade de assumir e prosseguir com o legado e o exemplo do Papa Francisco.
— Pedro Nuno Santos (@PNSpedronuno) May 8, 2025
Dirijo uma saudação especial aos católicos portugueses,… pic.twitter.com/wTAzcmPBZy
Sublinhe-se que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa pelos 133 cardeais eleitores, ao fim de dois dias de conclave, e assumiu o nome de Leão XIV.
Leia Também: Bispo do Funchal promete estar com Leão XIV "no serviço do Evangelho"