Rui Rocha antecipa que Esquerda vai ficar "muitos anos" fora do poder

O líder da IL antecipou hoje que a esquerda vai ficar "muitos anos" longe do poder se as políticas do seu partido forem concretizadas, considerando que se tornou "o alvo preferencial" daqueles partidos nesta campanha porque representa a mudança.

Notícia

© Rita Franca/NurPhoto via Getty Images

Lusa
09/05/2025 22:34 ‧ há 6 horas por Lusa

Política

Legislativas

Num jantar comício em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, Rui Rocha abordou as críticas que os partidos de Esquerda têm feito nos últimos dias à IL para salientar que os liberais foram atacados por todos.

 

"Nós somos o alvo preferencial dos partidos de Esquerda nesta campanha: já fomos atacados pelo PCP, pelo BE, pelo Livre, por Pedro Nuno Santos e faltava um partido de Esquerda... Também já chegou. Também já chegou o ataque do Chega e de André Ventura", ironizou.

Para o líder da IL, com as recentes críticas do Chega -- cujo presidente, André Ventura, antecipou esta quinta-feira que Rui Rocha não vai conseguir ser reeleito em Braga --, agora "todos os socialistas, os comunistas, os dirigistas, os estatistas e os despesistas" dirigiram ataques ao seu partido.

"Todos aqueles que não confiam nas pessoas e querem impor-lhes as suas visões, todos eles já nos atacaram. Já temos essa bandeira para erguer, cá estamos para a celebrar", disse, com ironia.

Depois de, esta manhã, o secretário-geral do PS ter considerado que um Governo da IL com a AD poria em causa o Estado social, Rui Rocha considerou que Pedro Nuno Santos é o "caso paradigmático" das críticas da Esquerda ao seu partido, avisando que sabe "o que o PS fez em legislaturas passadas".

"E podem ter a certeza que aquilo que o PS e a Esquerda fizeram em legislaturas passadas, nós cá estamos para lutar pela reversão das péssimas decisões", disse, voltando a prometer que, com a IL, a TAP será "mesmo privatizada".

Depois, Rui Rocha começou a dirigir-se diretamente a Pedro Nuno Santos para elencar várias promessas da IL para a próxima legislatura, começando pelo setor ferroviário, que considerou ter "chegado ao limite do que é possível" para "fazer sofrer os portugueses", numa referência à recente greve na CP.

"Pedro Nuno, com a IL, o mercado ferroviário é mesmo para liberalizar, é mesmo para ter concorrência, é mesmo para ter mais serviço para os portugueses", prometeu.

Outra das promessas feita a Pedro Nuno Santos foi que, com a IL, será mesmo possível os portugueses passarem a "poder escolher o prestador dos serviços de saúde", para que "não fiquem em listas de espera anos" ou "à porta de urgências fechadas à espera de um tratamento".

"Connosco, vai mesmo haver liberdade de escolha dos portugueses", disse, antes de abordar o setor da habitação em que, garantiu, o IVA da construção vai "mesmo descer", assim como os impostos sobre os rendimentos prediais ou a burocracia.

Após elencar estas promessas, Rui Rocha pediu à cerca de uma centena de membros do partido que o ouviam para perguntarem porque é que a IL se tornou no alvo da Esquerda nesta campanha, "até mais do que a AD e o Governo que está em funções ainda neste momento".

Logo de seguida, deu a resposta: "É que a Esquerda sabe -- e, na Esquerda, incluo o Chega -- que, com a AD, tudo continuará na mesma".

"E sabem também que, com a IL, as coisas vão mesmo mudar. E sabem que vão mudar de tal maneira que o país vai para a frente, vai acelerar, e a Esquerda passará muitos anos fora do poder se a IL começar a impor as suas políticas. É por isso que a AD não lhes faz muita diferença, porque é mais do mesmo, e a mudança está aqui nesta sala", disse, perante aplausos.

Leia Também: Rui Rocha diz já ter percebido que Luís Montenegro "não é liberal"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas