Dois estudantes da Universidade do Porto, Filipe Barros e João Barão, criaram uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) chamada 'Vota AI' para ajudar a esclarecer os portugueses sobre os programas eleitorais de todos os partidos com assento parlamentar.
A ferramenta é gratuita. Para poder usá-la só tem de se registar - aqui. Depois, é só deixar as dúvidas que quer esclarecer. Já foi utilizada por milhares de pessoas.
"Desde o primeiro dia em que começámos a desenvolver o Vota AI, a nossa missão foi clara: promover a literacia política. Queremos mostrar que a Inteligência Artificial pode – e deve – ser usada para aproximar as pessoas da política. Não como substituto do pensamento crítico, mas como uma ponte entre a complexidade dos programas eleitorais e o direito de cada cidadão a decidir com base em informação clara", explicou Filipe Barros, um dos alunos finalistas da licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência da Dados, ao site da Universidade do Porto.
Sem limite de perguntas, a plataforma baseia-se apenas nos programas eleitorais oficiais de cada partido e promete ser imparcial, para ajudar os eleitores.
Apesar de ser visualmente parecida com o ChatGPT, os estudantes garantem que a plataforma Vota AI "oferece uma vantagem clara".
"É uma aplicação especializada no contexto político português. Foi desenvolvida com foco exclusivo na análise de programas eleitorais e informação política verificada, o que lhe permite dar respostas mais precisas, contextualizadas e alinhadas com a realidade nacional", pode ler-se na página da Vota AI, que mostra também vários exemplos, como é o caso do que mostramos abaixo.
© Vota AI
Recorde-se que as eleições legislativas acontecem no próximo domingo, dia 18 de maio.
Leia Também: "Literacia da inteligência artificial" tornou-se "fundamental"