Rui Rocha responsabiliza Esquerda por haver "tantos portugueses zangados"

O líder da IL responsabilizou hoje as políticas da esquerda por haver tantos "portugueses zangados" em Portugal e garantiu aos algarvios que o seu partido vai implementar soluções de armazenamento da água e construir o Hospital do Algarve.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
12/05/2025 21:55 ‧ há 3 horas por Lusa

Política

Iniciativa Liberal

Num discurso num jantar comício em Albufeira, no distrito de Faro, Rui Rocha voltou a considerar que a IL está a "liderar a discussão em Portugal" e que, por isso, é alvo de "ataques sistemáticos" da esquerda.

 

"E há duas razões para isso. A primeira é que a esquerda sabe que, com a IL a liderar soluções políticas, o país vai mesmo mudar e, portanto, a esquerda não só vai ser derrotada nestas eleições, mas, com a IL a liderar soluções políticas, vai ficar condenada à oposição durante muito, muito tempo e merece lá estar", disse.

A segunda razão, prosseguiu, é porque "a esquerda não só não tem soluções, mas tem um passado".

"Se olharmos para o que a esquerda fez enquanto o PS esteve no poder durante oito anos e, antes disso, durante tantos anos nas últimas décadas com o apoio da esquerda, o que é que encontramos? Degradação dos serviços públicos, falta de professores nas escolas, listas de espera intermináveis na saúde, crise na habitação, emigração dos jovens. É por isso que temos tantos portugueses zangados", acusou.

Numa alusão aos eleitores do Chega, partido que nunca mencionou, Rui Rocha disse os portugueses estão zangados porque "a esquerda trouxe degradação, trouxe mediocridade, trouxe falta de soluções a Portugal".

"E, se isto é verdade para todo o país, é também é verdade para o Algarve. Onde está o Hospital do Algarve, tantas vezes prometido? Onde é que ele está? Onde estão as soluções da ferrovia? Onde estão as soluções do Algarve? E onde estão as soluções para a água, para trazermos água de onde ela é abundante para onde ela é precisa?", questionou.

Rui Rocha salientou que há um ano, quando houve seca no distrito de Faro, o "Algarve esteve na iminência de um desastre".

"Estava-se já a escolher entre atividades, a decidir se era a agricultura que parava, a indústria ou o turismo. Porquê? Porque, durante décadas, não houve soluções para o Algarve", criticou.

Afirmando compreender as razões para que haja "tantos portugueses zangados", Rui Rocha quis deixar um desafio aos algarvios que estão nesse estado de espírito.

"Podem continuar zangados. Podem continuar a apostar naqueles que não têm soluções para o país, que fazem barulho, que reclamam, que protestam, mas que não trazem uma única solução para o país. Ou podem aproveitar a onda da IL. A onda que vai determinar as soluções para o país e transformarem essa indignação, essa zanga, raiva, numa energia positiva", disse.

Rui Rocha garantiu que a IL pretende "mudar o país" e assegurou que, com o partido, "o Hospital do Algarve é mesmo para avançar".

"Acabou o tempo das desculpas. Com a IL, a ferrovia no Algarve avança mesmo. Os planos de água, as soluções da água, de armazenamento, trazer água de onde ela é abundante para o Algarve, onde é escassa, avançam mesmo", assegurou.

Num discurso perante uma centena de membros algarvios da IL, Rui Rocha alegou que este foi o evento "com mais mobilização de sempre da IL no Algarve".

"É daqui que vamos arrancar para o melhor resultado de sempre em legislativas da IL no próximo dia 18 de maio", disse.

Leia Também: "Não se pode confiar na direita portuguesa", diz Pedro Nuno Santos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas