Um navio que poderá ter naufragado há cerca de 500 anos foi descoberto no decorrer de escavações arqueológicas num antigo mercado de peixe, em Barcelona, em Espanha.
A descoberta foi feita no final de abril, quando a equipa se deparou com as ruínas de uma embarcação, que poderá ter-se afundado nos séculos XV ou XVI, noticiou a agência Reuters.
O mesmo meio detalhou que os arqueólogos encontraram um fragmento do navio em bom estado, com 10 metros de comprimento e três de largura, atravessado por mais de 30 nervuras de madeira, a cinco metros abaixo do nível do mar.
As madeiras do navio tinham sido preservadas pela areia húmida que o cobria. Agora, a equipa tem de garantir que os destroços não secam, pelo que têm de ser regados noite e dia.
“É de grande importância, porque é invulgar encontrar vestígios arqueológicos subaquáticos e, quando fizermos os estudos sobre a quilha e a madeira, etc., saberemos mais pormenores”, disse o diretor da equipa arqueológica, Santiago Palacios Nieto.
O responsável deu ainda conta de que o navio é “provavelmente de construção mediterrânica, mas com influências atlânticas - provavelmente do País Basco ou da Galiza”.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Portugal e Espanha continuam a colaborar para perceber origem do apagão